segunda-feira, 22 de maio de 2017

Dom Edimilson Neves toma posse como bispo da Diocese de Tianguá


Uma noite histórica para a Diocese de Tianguá. Recepcionado por uma comissão do clero, algumas autoridades, cerca de cinco mil pessoas e recebendo as chaves da cidade, teve início na Sé Catedral de Senhora de Sant’Ana o solene ato de posse canônica de dom Edimilson neves, terceiro bispo a Diocese de Tianguá, que foi realizada na noite de ontem, 20 de maio de 2017. A cerimônia contou com a presença de treze bispos pertencentes aos Regionais NE I e IV, incluindo Dom José Antônio, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza e Dom Javier Hernández, Administrador Apostólico da Diocese e transmissor da posse.

Após 26 anos essa é a terceira posse que acontece na diocese. A segunda aconteceu em junho 1991, com a chegada de Dom Javier, agora bispo emérito.
Este sábado (20) ficou marcado para muitos pela emoção, alguns por terem presenciado este mesmo acontecimento há alguns anos atrás, outros por estarem vivendo pela primeira vez este marco histórico para a Igreja. Logo depois da chegada do cortejo à Sé Catedral de Senhora Sant’Ana, Dom Edimilson, dirigiu-se à capela do Santíssimo Sacramento, onde permaneceu por alguns instantes em oração pessoal.


Retomando o rito de posse, dom José Antônio fazendo sua saudação pedindo ao Pe. Adriézio Lima, secretário “ad hoc” a fazer a leitura solene das Letras Apostólicas (Bula Pontifícia) e a apresentação da mesma ao Colégio de Consultores.
Dando continuidade a este momento, dom Edimilson recebe das mãos de dom Javier o “báculo”, que é símbolo do Bom Pastor. Nesta mesma sequencia é feita a entrega de “cátedra”, símbolo do magistério e da autoridade pastoral, sob os aplausos calorosos da comunidade ali reunida.

Fonte: Diocese de Tianguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário