sexta-feira, 10 de março de 2017

CEARÁ - PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA É DE CHUVA EM TODO ESTADO, DIZ FUNCEME


Foto: Daniel Monteiro/Arquivo Pessoal/G1
Em março a chuva acumulada corresponde a 70% da média histórica.
Com chuvas, açudes acumulam 7,3% da capacidade de armazenamento.
Responsável pelas chuvas que têm banhado o Ceará nas últimas semanas, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá continuar atuando no estado nos próximos dias, especialmente no litoral. De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e, no interior, céu nublado com chuva, para o sábado e domingo.

De acordo  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de 1º de março até esta sexta-feira (10), Fortaleza acumulou 236 milímetros de chuva, o que corresponde a 70% da média para o mês que é de 339 milímetros.
Apesar das chuvas, os 153 açudes monitorados pela Companhia Cearense de Recursos Hídricos (Cogerh) estão com apenas 7,3% da capacidade de armazenamento, que é de 18,64 bilhões de m³ . Em 2017, os açudes cearense  tiveram aporte de 285,1 milhões de m³.
Nesta sexta-feira, foram registrados aportes de de 17,1 milhões m³ em 65 açudes, destacando-se os açudes Acarape do Meio, Angicos, Araras, Ayres de Sousa, Castanhão, Edson Queiroz, Figueiredo, Frios, Orós e Pentecoste.
Estes aportes permitiram que os açudes Fogareiro, Gerardo Atimbone, Junco, Premuoca, São Domingos II e Tejuçuoca deixassem o volume morto e que os açudes Canafístula, Jerimum, Pau Preto, Penedo e Umari deixassem de estarem secos. Dois açudes continuam sangrando, 130 estão com volume abaixo de 30%, 49 em volume morto e 26 permanecem secos.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2017/03/previsao-para-o-fim-de-semana-e-de-chuva-em-todo-o-ceara-diz-funceme.html

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário