segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CHUVAS - AÇUDES PEGARAM PEQUENA RECARGA


Foto: Marcelino Júnior/DN
A Funceme diz que seria preciso chover muito mais para que os açudes conseguissem atingir um volume razoável.
Com as chuvas crescentes que tomaram conta do Estado neste fim de semana, alguns açudes começaram a registrar aporte, ainda que de forma insignificante, considerando a necessidade ocasionada por cinco anos seguidos de estiagem. O Portal Hidrológico do Ceará, neste domingo, acusou o aporte de 28 reservatórios, destacando-se os açudes Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Castanhão, Edson Queiroz e Jaburu I.

O aporte permitiu, por exemplo, que o açude Martinópole deixasse o volume morto. Nos 153 municípios monitorados pelo Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o volume atual é de 1,16 bilhão, de metros cúbicos, ou seja de 6,22%, de uma capacidade total de 18,64 bilhões de metros cúbicos. Com a chuva de 107 milímetros registrada no sábado (11), o açude Pereira de Miranda, em Pentecoste já começou a pegar recarga.
O meteorologista da Fundação Cearense de Pesquisa e Meteorologia Raul Fritz ressaltou, no entanto, que um estudo feito pela Fundação junto ao Portal Hidrológico do Ceará mostrou que, por conta da situação crítica vivida pelos principais reservatórios do Estado, "seria necessário chover por dois meses seguidos, quase que diariamente, para que as bacias hidrográficas pudessem atingir um volume de acúmulo de água satisfatório, o que não tem acontecido".
Jaguaribe
Depois de uma semana sob forte calor, a região Jaguaribana recebeu boas chuvas durante o fim de semana. Ao menos cinco municípios registraram precipitações acima de 50 mm, o que mudou completamente a paisagem do centro e da zona rural.
Na cidade de Russas, tempo com temperatura agradável e céu nublado prevaleceu durante todo o dia de ontem (12), após a chuva registrada durante a madrugada até as primeiras horas da manhã desse domingo.
Segundo boletim da Fundação cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no município choveu 50 mm até às 7h da manhã de ontem. Cinco municípios da região registraram precipitações acima dos 50 mm; foram eles: Fortim (52 mm), Morada Nova (61 mm), Iracema (67 mm), Itaiçaba (80.4 mm) e Icapuí (216 mm).
Nas redes sociais, moradores compartilhavam fotos e vídeos de alagamentos e deslizamento de terra nos pontos mais altos da cidade. Não é a primeira vez que o alto volume das chuvas resulta na abertura de crateras em algumas regiões do município, isolando acessos às principais ruas.
Em uma rede social, o prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho, fez um vídeo em que falava sobre os trabalhos de recolhimento de terra que desmoronou nas encostas. Disse também ser de conhecimento do município que há residências em áreas de risco na cidade.
Na praia de Jericoacoara, a enxurrada produzida pelas chuvas, principalmente no sábado, chegou a impressionar. Entretanto, logo foi escoada em direção ao mar, sem causar maiores prejuízos.
Em Senador Sá, a água transbordou em diversos pontos, avançando sobre parte da CE-362, que liga Sobral à Camocim, no Litoral Oeste. Motoristas que trafegavam pelo local tiveram bastante dificuldade de seguir viagem. Muitos deles pararam nos locais menos afetados pela forte precipitação para esperar que a chuva diminuísse.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/acudes-pegaram-pequena-recarga-1.1704038

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário