quarta-feira, 28 de outubro de 2015

'Tsunami', diz morador sobre chuva que empilhou carros em BH


Em Venda Nova, choveu 40% de toda a chuva esperada para o mês em BH.
Segundo a Defesa Civil, não há registro de pessoas desaparecidas.

Fonte: G1 MG
O temporal que atingiu Belo Horizonte nesta terça-feira (27) causou muitos estragos. Em quase uma hora, a região de Venda Nova, uma das mais atingidas, teve o equivalente a 40% de toda a chuva esperada para o mês inteiro na cidade. Na Avenida Vilarinho, vários carros foram levados pela correnteza. Depois que a água escoou, 30 carros ficaram empilhados.
Quem passava pela avenida no momento da chuva ficou em pânico. “Esse que eu vi aqui foi o pior. Já tiveram outros, mas não igual esse. Foi igual um tsunami”, comparou o dono de guincho Gilberto Pereira.
Em 40 minutos choveu 57 milímetros na região, o equivalente a mais de 40% do esperado para todo o mês de outubro, segundo a Defesa Civil.
Carros arrastados
A correnteza arrastou muitos carros. Duas pessoas que estavam em um dos carros arrastados tiveram que sair pelas janelas.
Carros empilhados (Foto: Reprodução / TV Globo)Carros ficaram empilhados após a água escoar (Foto: Reprodução / TV Globo)
Imagens enviadas por telespectadores mostram que a enxurrada encobriu a pista exclusiva de ônibus do Move e não dava para ver o asfalto. A linha do metrô também foi invadida pela água.
Os passageiros que estavam em um ônibus ficaram desesperados e foram para cima do teto. Muita gente ficou ilhada, em cima de carros.
Uma mulher pulou da carroceria de uma caminhonete e afundou na água, mas de acordo com a Defesa Civil não há registro de pessoas desaparecidas.
Estragos
Na manhã desta quarta-feira (28), a Avenida Vilarinho estava com lixo, barro e galhos. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que, desde as 7h, 80 homens das equipes de manutenção e limpeza da Secretaria de Administração Regional Venda Nova estavam em ação, nas avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos, verificando os danos provocados pela chuva.
Segundo a prefeitura, três reboques da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) trabalhavam, ainda na noite de terça, na remoção dos veículos arrastados pela água.
Carros empilhados (Foto: Reprodução / TV Globo)Após o temporal, carros ficaram empilhados (Foto: Reprodução / TV Globo)
Avenida Vilarinho (Foto: Reprodução / TV Globo)Avenida Vilarinho ficou coberta de lama (Foto: Reprodução / TV Globo)
Fonte: G1 MG

Reriutaba 1º Lugar Geral na Educação do Ceará

Prefeitura Municipal de Reriutaba.
A Prefeitura Municipal de Reriutaba foi premiada com o 1º lugar geral no Ceará no Spaece 2014 e com os melhores resultados individuais: 2º Ano da Escola Zacarias Cordeiro de Paula e 5º Ano da Escola Deputado Manuel Rodrigues. A entrega do Prêmio Escola Nota Dez se deu em solenidade no Centro de Eventos de Fortaleza com a presença do governador Camilo Santana e do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Presente o prefeito Dr. Galeno, secretário de Educação, Chico Braga; diretores, professores e estudantes.
Na gestão do prefeito Dr. Galeno a Educação é levada a sério!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BA - ACIDENTE ENTRE VAN E ÔNIBUS DEIXA NOVE FERIDOS E DESTRÓI VEÍCULO


Foto: F. Fernandes/Blog do Sigi Vilares/G1
Acidente ainda envolveu um caminhão-guincho, na BR-242, em Barreiras.
Três feridos estão em estado grave, diz PRF; batida foi neste domingo (25).
Uma batida frontal entre ônibus e van deixou nove pessoas feridas na BR-242, em Barreiras, oeste da Bahia, na madrugada deste domingo (25). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região, o acidente ocorreu após ultrapassagem proibida do ônibus, em uma curva, no Km-804. A van ficou destruída com a batida.
A PRF ainda informou que o motorista da van e outras duas passageiras estão em estado grave.
Eles estão internados no Hospital do Oeste, em Barreiras.
Ainda de acordo com a PRF, após a batida frontal, a van rodou na pista e bateu no caminhão-guincho que transportava um ônibus.
A PRF ainda informou que estava chovendo quando aconteceu o acidente. Outras seis pessoas sofreram ferimentos leves. Não há mais detalhes sobre a ocorrência ou estado de saúde das vítimas.

Fonte: G1 BA
Vejam mais:
 
Fotos: Fernandez Fernandes/Blog do Sigi Vilares/G1

domingo, 25 de outubro de 2015

Mulher rola nua pela calçada na saída de motel

Fonte:http://noticias.band.uol.com.br/
Em vídeo feito por testemunhas, a moça ainda tenta pegar um ônibus e posa para um motoqueiro que passava pelo local
A suspeita é de que a loira estava sob efeito de algum entorpecente / ReproduçãoA suspeita é de que a loira estava sob efeito de algum entorpecenteReprodução

Testemunhas flagraram uma situação inusitada no Rio de Janeiro. Na saída de um motel, uma mulher loira deixa o local completamente nua e sai rolando pela calçada. 

A mulher, cuja suspeita é de que estava sob efeito de algum tipo de entorpecente, ainda danificou parte do portão do motel. 

Nas imagens, a loira ainda tenta pegar um ônibus e, logo depois, posa para um motoqueiro que passava pelo local registrando a cena com o celular.
peladonaReprodução

Veja na reportagem do Brasil Urgente

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Justiça libera “cinquentinha” de CNH, mas o emplacamento é obrigatório



Infomoto


1151_473AOGUIDAO_Operacao_Pavio_CurtoCom a liminar, por enquanto, não é necessário portar a ACC, mas o veículo deve estar emplacado
Matérias veiculadas nos principais telejornais da manhã de hoje, 20 de outubro, informavam que está suspensa temporariamente a exigência de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para os usuários de motonetas. Segundo informações divulgadas pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (ANUC), a entidade entrou com uma ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela, que foi ajuizada contra a União Federal em decisão liminar proferida pela juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco.
Em seu comunicado, a ANUC informa que os proprietários de ciclomotores foram prejudicados pela a Lei 13.154, que entrou em vigor em 31 de julho de 2015. Pela lei, os ciclomotores – também conhecidos como “cinquentinha” – devem ser licenciados e os condutores portar CNH – Categoria “A” ou Autorização para Condução de Ciclomotores (“ACC''). Na prática, porém, os donos de ciclomotores não conseguiam a emissão da ACC junto aos Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) e motoescolas.
Com base nessa alegação, a ANUC conseguiu a suspensão temporária da exigência da CNH ou ACC. Porém continua valendo a necessidade de emplacamento dos ciclomotores – que em sua grande maioria roda na clandestinidade. Segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes do setor, entre 2010 e 2014 foram importadas mais de 650 mil unidades e a produção interna foi de 195 mil ciclomotores. Desse total, menos de 10% foram emplacados, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) (Por Equipe INFOMOTO).
1151_473_AOGUIDAO_CICLOMOTOR_02Entre 2010 e 2014 foram importadas mais de 650 mil unidades deste tipo de veículo
Fonte:http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/

Reriutaba em Alta na Educação 11 Escolas Nota 10


Pela primeira vez na história de Reriutaba, 11 escolas alcançaram, na avaliação do Spaece, o Prêmio Escola Nota 10. De acordo com o secretário municipal da Educação, Chico Braga, são mais de 400 alunos compondo as 12 turmas premiadas. “A premiação será aplicada na melhoria da infraestrutura das escolas municipais, a fim de que se dê continuidade a esse trabalho diferenciado e de qualidade que vem apresentando resultados tão exitosos”, destacou.
O prefeito de Reriutaba, Galeno Taumaturgo, parabenizou os professores, coordenadores, diretores, alunos e demais servidores envolvidos nessa conquista inédita. “A educação é a base de tudo e um dos pilares de minha gestão. Parabéns a todos que trabalharam e estudam, trazendo para o Município esse resultado. Nossa missão é continuar oferecendo educação de qualidade para todos”, afirmou o prefeito.
Premiação
Em junho de 2009, com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da SEDUC, instituiu o “Prêmio Escola Nota Dez”, através da Lei 14.371, de 19 de junho de 2009.
A Lei prevê que o prêmio é destinado para até 150 (cento e cinquenta) escolas públicas que apresentarem os critérios de: (I) Ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano e no 5º ano do ensino fundamental regular; (II) Ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização/IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10.
Fonte: http://blog.opovo.com.br/

CARNAUBAL - HOMEM MATA ESPOSA COM TIROS DE PISTOLA E DEPOIS PRATICA SUICÍDIO


Foto: Divulgação
No inicio da madrugada desta sexta, dia 23, por volta das 00h40, na rua Gonçalves de Melo, nº 277, em Carnaubal, em um dos apartamentos da Pousada Brisa da Serra, ocorreu um homicídio seguido de suicídio. Tendo como vitima do homicídio a senhora ANTÔNIA NISLANE LIMA DA SILVA, 26 anos, natural de Carnaubal-CE, e o autor do homicídio foi o marido da vítima o Sr. ANTONIO RIBEIRO DE SOUSA, 34 anos, natural de Guaraciaba do Norte-CE, profissão, motorista, e era conhecido como Toinho da topik. Ele era filho do Sr. Mauro Lucinda de Morrinhos Novos. 
O casal residia em uma pousada de propriedade da família da Srª Nislane, e durante uma discussão o marido sacou de uma pistola modelo Taurus PT 57 5C 7.65 mm, e efetuou dois disparos atingindo a face da vitima que veio a óbito no local. Em seguida praticou suicídio com um tiro na cabeça.      
Segundo informações de amigos e familiares, o casal mantinha uma relação conflituosa e discutiam constantemente. Os corpos foram periciados pela equipe da PEFORCE e depois levados pelo rabecão ao IML de Sobral.

Fonte: Carnaubal News, via Diassis Lira
Vejam mais:
Fotos: Divulgação/Carnaubal News, via Diassis Lira

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Araras nunca esteve tão seco: Com 7% de sua capacidade, Açude Araras atinge seu nível mais baixo




O Açude Araras como é popularmente chamado o reservatório Paulo Sarasate no município de Varjota, é o quarto maior do Ceará, com capacidade de acumular 891 milhões de metros cúbicos de água. O açude tem seu nível caindo consideravelmente nos últimos anos. 
Hoje com 7,34%, o açude que além de abastecer a população de Hidrolândia e de outros municípios da região, ainda tende a suprir usos diversos como pesca, pecuária, agricultura e o lazer. 
De acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) esse é o mais baixo nível da história do reservatório. 

                                                     Severo

Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (FUNCEME) revelam que, no período de janeiro de 1973 a maio deste ano, o Estado do Ceará enfrentou oito períodos de seca meteorológica, dos quais, quatro foram mais severos e duradouros.
O mais crítico de todos é o atual que começou em abril de 2012 e permanece até agora, sob a classificação de 'seca excepcional', a categoria mais intensa.
Recentemente, o governador do Ceará Camilo Santana decretou 'situação crítica de escassez hídrica em todo o Ceará'. Nas regiões mais secas - Sertão dos Inhamuns, Crateús e Sertão Central - a escassez de água torna-se mais intensa a cada mês.
A água distribuída por caminhões pipas não é de boa qualidade. A principal alternativa para o abastecimento de cidades e vilas rurais é a perfuração de poços profundos, mas a geologia cearense assentada em sua maioria em rochas cristalinas dificulta o acesso à água em quantidade e qualidade. É salobra e apresenta vazão reduzida. O índice de poços secos chega a 30%.

Fonte:Ipu News

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Seca no Ceará: Região da Serra da Ibiapaba pode ficar sem água


Representantes da região resolveram envolver o Judiciário na discussão, já que não vislumbram ações.
Ubajara - Construído no ano de 1983, sobre os leitos dos riachos Jaburu e Pitanga, entre os municípios de Tianguá e Ubajara, na Serra da Ibiapaba, o Açude Jaburu I, que tem capacidade para 136.760.000m³, opera atualmente com 19,35% de seus recursos, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o que pode gerar colapso iminente no abastecimento de água de toda a região, com seus 350.000 habitantes, distribuídos em 9 municípios, segundo lideranças sociais.
Preocupado com a questão, o Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi), formado por 33 conselheiros, juntamente com representantes de movimentos sociais, voltaram a debater a questão em Ubajara, nessa terça-feira (13), em mais um, de uma série de encontros já realizados sobre o tema, neste ano.
A ideia é estimular a discussão com participação, dessa vez, do poder público, da sociedade civil e do Poder Judiciário, por meio das promotorias da Ibiapaba. "Resolvemos convidar o Poder Judiciário para vermos se algo pode ser feito, pois todas as reuniões anteriores com a participação de membros da Cagece, Cogerh, Sohidra e demais órgãos responsáveis pela manutenção do açude, em nada resultaram. Nenhuma medida, que seja preventiva, foi tomada", afirmou Glauber Augusto Lira Sousa, presidente do Conderi.
O objetivo é tentar pressionar esses órgãos para que reajam à questão, antes que venhamos sofrer um colapso no ano que vem, pois segundo a Cogerh, em julho tínhamos 118 açudes com volume abaixo de 30%; mas o levantamento feito no dia 9 deste mês, aponta que esse índice mudou para 123 açudes abaixo desse volume no Ceará", disse.
Evolução
O índice de evolução de recarga de água do Jaburu I, analisado entre os meses de março e agosto, demonstra pequeno aumento e queda gradativa no volume da barragem com 21,7% (março), seguido do aumento de 2,87%, de volume após 47 dias com registro de chuvas eventuais, resultando em 24,84% (maio); seguido de baixa para os mesmos 21,97% (agosto) de volume apresentado em março, e agora com índice bem abaixo de 20%. Ainda de acordo com os dados da Cogerh, os reservatórios do Estado já registram média de 15,3% de volume.

E as estimativas da Companhia para o início de 2016 não são nada animadoras, pois apontam que até fevereiro do próximo ano, o volume do Jaburu chegue a 13%.

Distribuição
O perímetro irrigado da Serra da Ibiapaba concentra 1.299 hectares de área, com 151 irrigantes, o que corresponde a 55% da destinação total da água ofertada. Outros 44,2% são referentes ao atendimento domiciliar, seguido de 0,5% destinados à indústria, 0,4% para uso doméstico, de consumo animal, e praticamente nada é liberado de volta para o rio.

Segundo o Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Ibiapaba, formado por membros de dez municípios, compreendidos numa área de 5.987,75km², com redes de drenagem dos Rios Jaburu, Pejuaba, Arabê, Jacaraí, Catarina, Piranji, Riacho da Volta, Riacho da Pinga e Inhuçu, a região trabalha com o seguinte cenário acordado em reunião, que libera, de meados de julho deste ano até o início de fevereiro de 2016, a vazão de 611 litros por segundo para atender a demanda por água, levando em consideração a projeção do nível futuro de 13% de volume.

A redução tem sido 480 litros por segundo para 336 L/S (-30%) para irrigantes, 284 L/S para 270 (-5%) para o atendimento da Cagece, enquanto o abastecimento de água para a indústria tem se mantido em 3 L/S, além do uso doméstico e manutenção dos animais, que segue em 2,2 L/S ofertado.

O encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, entre secretários municipais, vereadores, representantes de sindicatos, de associações, professores e estudantes, teve como participantes Judite Araújo, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Ibiapaba, Padre Lusmar Sousa, representante da Diocese de Tianguá, Marcelo Cochrane, promotor do Ministério Público do Ceará (São Benedito), Liliane de Carvalho, do Movimento Ibiapabano de Mulheres, e Glauber Lira, presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi).

Encaminhamentos
Para o promotor Marcelo Cochrane, "após essas discussões levaremos um documento com o levantamento das ações a serem tomadas, aos representantes de cada município que compõe a Serra da Ibiapaba.

No documento, constam a real situação em que se encontra nosso principal reservatório e algumas medidas preventivas de economia do uso da água disponível. O MPE acompanhará essas ações por meio de cada promotor instalado nesses municípios para que possamos obter resultados efetivos", disse.

"Contamos agora com o apoio do MPE para que o alerta seja ampliado junto à sociedade, para que tomemos consciência de que não podemos nos manter calmos diante de projeções que afirmam abastecimento até meados do ano que vem, contando com a chegada das chuvas.
Temos que levar em consideração alguns fatores climáticos como o El Niño, que ameaça manter a falta chuvas em nosso Estado", finalizou Glauber Lira, presidente do Conderi e articulador da reunião.

El Niño
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a probabilidade de o fenômeno El Niño acontecer em dezembro próximo é de 98%, e com probabilidade de se estender em 94%, entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, alterando consideravelmente a circulação atmosférica prejudicando a quadra chuvosa, que tem em seu ponto máximo os meses de março e abril. Os dados foram atualizados pela Agência Oceânica e Atmosférica (Noaa), dos Estados Unidos, no último dia 8.

"Este quadro se parece com o que ocorreu entre o fim de 1997 e início de 1998, quando o fenômeno se apresentou como um dos mais intensos dos últimos anos. Tivemos impacto total de 60% abaixo da média histórica de chuvas naquele período. O que enfrentamos agora tem proporções idênticas, e pode comprometer bastante a recarga de nossos reservatórios para os próximos anos", explicou Raul Fritz, que é meteorologista da Funceme. E alertou, ainda: "mas isso são probabilidades, então, em se tratando de clima, tudo pode acontecer".

Mais informações:
Funceme - Fone: (85) 3101-1117
Cogerh - Gerência da Bacia do Coreaú e Acaraú
Fone: (88) 3614-7522/ (85) 3218-7032

Fonte: Diário do Nordeste

CIÊNCIA - ASTEROIDE VAI PASSAR 'PERTO' DA TERRA EM ALTA VELOCIDADE


Foto: Divulgação
De acordo com o Engadget, um asteroide, que tem entre 300 e 600 metros de diâmetro, foi recentemente descoberto por um observatório no Havaí. O corpo celeste irá passar a quase 500 mil quilômetros da Terra no dia 31 de outubro.
Este asteroide irá passar a uma velocidade pouco usual de 35 km/s. Em comparação, o meteorito que foi gravado na Rússia, em 2013, tinha 17 metros e viajava a uma velocidade de 19 km/s.

A NASA afirma que não há perigo de colisão, mas que iria causar uma grande destruição caso atingisse a Terra, dado o seu tamanho e velocidade.

Fonte: Msn.com

REDUÇÃO DE GASTOS - RELATOR DO ORÇAMENTO 2016 QUER PROPOR CORTE DE R$ 10 BILHÕES NO BOLSA FAMÍLIA


Foto: Divulgação
O relator da lei orçamentária de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-RR), disse que pretende propor um corte de R$ 10 bilhões na previsão de despesas com o Bolsa Família para o ano que vem. O valor equivale a 35% do total de R$ 28,8 bilhões direcionados ao programa no projeto encaminhado ao Congresso pelo governo
Segundo o parlamentar, as famílias que estão no programa serão mantidas e as que saem não serão substituídas.
Ele argumentou ainda que 60% dos beneficiários do programa trabalham e, diante da dificuldade de equilibrar as contas públicas, é preferível atuar para manter esses empregos do que preservar o programa.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1696182-relator-do-orcamento-de-2016-propoe-corte-de-35-no-bolsa-familia.shtml

Fonte: Ceará News 7

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CEARÁ - 29 PREFEITURAS TÊM CONVÊNIOS INADIMPLENTES COM O ESTADO


Foto: Divulgação/DN
Municípios apresentam irregularidades na prestação de contas dos recursos que receberam dos cofres estaduais.
Pelo menos 129 convênios assinados pelo Governo do Estado - todos vigentes - estão inadimplentes. Isso significa que entidades sociais e 29 prefeituras municipais receberam recursos estaduais e tiveram problemas relacionados à prestação de contas da verba. O valor total previsto nos convênios ultrapassa R$ 77 milhões, dos quais R$ 36 milhões já foram integralmente pagos pelo Executivo estadual. Os dados estão no portal da transparência do Governo do Estado.
Do total de inadimplências, 47 são referentes a prefeituras, mas algumas delas estão irregulares em mais de um convênio.
Os municípios em débito com o Governo Estadual permanecem impedidos de receber recursos do Estado enquanto a situação não for regularizada. A maioria dos convênios assinados com as prefeituras são oficializados por meio da Secretaria das Cidades, uma das pastas mais robustas do Executivo cearense.
A Prefeitura Municipal de Morada Nova, por exemplo, está irregular em cinco convênios. Em um deles, com valor integral de R$ 4,7 milhões, os repasses seriam destinados à pavimentação em paralelepípedos nas ruas da cidade. Porém, as prestações de conta de R$ 1 milhão foram reprovadas pela Secretaria das Cidades, responsável pelas verbas.
Urbanização
A Prefeitura de Aracati também teve a prestação de contas reprovada em convênio com a Secretaria das Cidades, de recursos de R$ 720 mil, valor repassado dos R$ 3 milhões conveniados. O restante dos recursos previstos, entretanto, não foi liberado. O dinheiro foi investido na urbanização do acesso ao município de Aracati pela BR 304.
A Prefeitura Municipal de Canindé também deveria ter recebido R$ 3,5 milhões do Estado, resultado de convênio para realizar obras de pavimentação em ruas de distritos da região. Apenas R$ 665,3 mil foram efetivamente pagos, mas as prestações de contas foram reprovadas. O valor empenhado chegou a R$ 1,3 milhão, mas não foi pago em razão da inadimplência.
No ano passado, a Prefeitura de Iguatu assinou convênio com o Estado para conclusão do centro administrativo da cidade. A perspectiva é que fossem repassados R$ 2,6 milhões, mas só R$ 617,5 mil foram liberados. Prestação de contas relativa ao valor pago foi reprovada. O Executivo municipal de Icó está em situação semelhante. A Prefeitura pediu R$ 1,5 milhão para obras de drenagem e pavimentação, mas os gastos recebidos pelo Estado, R$ 500 mil, levaram a prestação de contas a ser reprovada.
A Prefeitura de Meruoca está em situação irregular com o Estado em decorrência de um convênio de R$ 1,1 milhão voltado a obras de pavimentação. Neste caso, o motivo da irregularidade é a ausência de prestação de contas de R$ 264,7 mil dos R$ 794,2 mil que já foram liberados.
Em um outro convênio, a Prefeitura do Crato firmou parceria com o Estado para pavimentar e urbanizar avenida e ruas com a justificativa de "melhorar a infraestrutura viária do município". A prestação de contas dos R$ 457,5 mil repassados foi reprovada pela Pasta das Cidades. O valor original conveniado, que não chegou a ser totalmente liberado, é de R$ 2,1 milhões.
Polo de convivência
Alguns municípios podem ficar inadimplentes com o Governo do Estado por um valor pouco expressivo, como ocorreu com a Prefeitura Municipal de Massapê ao não prestar contas de R$ 4,8 mil de R$ 1,1 milhão recebido de convênio firmado para construir e equipar um polo de convivência social, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma quadra poliesportiva. O convênio foi assinado com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Outro convênio inadimplente da Secretaria do Trabalho foi firmado com a Prefeitura de Santana do Cariri para construir e equipar dois centros de educação infantil com capacidade para 100 crianças e construir um polo de convivência social com quadra poliesportiva. O município não prestou contas de R$ 25,1 mil de R$ 1,1 milhão pago pelo Governo do Estado.
A Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas, a Fundação Astef, figura na lista dos inadimplentes com o Governo do Estado pela ausência de prestação de contas de R$ 690,5 mil de R$ 1,3 milhão recebido para viabilizar o projeto Tecnova Ceará.
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco Brasil, consta como irregular com o Governo do Estado por apresentar "valor da prestação de contas menor que o devido". A organização recebeu do Executivo cearense R$ 2,7 milhões, dos quais R$ 602,9 mil estão inadimplentes. Os recursos foram liberados para o projeto Geração da Paz.
No rol dos inadimplentes está a Associação de Estudos e Pesquisa Tecno-Científicas em razão de um convênio para executar o projeto para ofertar cursos de informática para jovens. O valor da inadimplência é R$ 40,5 mil, por constar sem prestação de contas, mas foram pagos R$ 982,7 mil à instituição.
Foram identificadas irregularidades no convênio com o Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora (Ceat), tendo como interveniente a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Os repasses foram destinos à construção de cisternas em municípios do Ceará. Já foram pagos R$ 9,7 milhões, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, sendo que R$ 403,9 mil estão como inadimplentes por ausência de prestação de contas.

Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 17 de outubro de 2015

São Paulo é denunciado no STJD e pode até ser rebaixado por caso Maidana


Bruno Thadeu
Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Confusões de Aidar no comando do São Paulo10 fotos

10 / 10
O São Paulo contratou o zagueiro Iago Maidana por R$ 2 milhões em setembro. A transação foi viabilizada pela empresa Itaquerão Soccer, que investiu na compra dos direitos econômicos para tirar o atleta do Criciúma. A Fifa, no entanto, proíbe desde 1º de maio de 2015 a participação de investidores em direitos econômicos. O jogador foi vendido e repassado ao Monte Cristo por R$ 400 mil. Dias, depois, o SP pagou R$ 2 milhões ao Monte Cristo. A Itaquerão Soccer admite ter negociado com o clube do Morumbi desde quando o jogador pertencia ao Criciúma. Já Aidar diz que o São Paulo não sabia que Iago pertencia ao Criciúma. Mauro Horita/AGIF
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou nesta sexta-feira que o São Paulo foi denunciado ao Tribunal pela contratação do zagueiro Iago Maidana. O descenso seria a punição máxima. As mais brandas seriam uma advertência ou uma multa. O clube também poderá ser impedido de contratar jogadores na janela de transferências e até perder pontos.
O São Paulo, o Criciúma e o Monte Cristo foram denunciados no artigo 34 do Regulamento Intermediário da CBF, que estabelece rebaixamento para divisão abaixo quando do trânsito em julgado da decisão. 
 
Na semana passada, a Procuradoria da Justiça Desportiva recebeu um dossiê sobre a transação envolvendo Maidana. O órgão apresenta diversas questões controversas. Uma delas é o fato de Maidana, quando atleta do Criciúma, ter multa indenizatória de R$ 1,6 milhão. O contrato dele foi rescindido em 4 de setembro, sendo o atleta transferido para o Monte Cristo (clube da terceira divisão de Goiás) cinco dias depois.
 
O documento dos procuradores do Tribunal apresenta que a empresa Itaquerão Soccer pagou R$ 400 mil para tirar Maidana do Criciúma. O dinheiro foi entregue para a GA - Gestão de Patrimônio LTDA, empresa parceira do Criciúma.
 
Por contrato, a GA não poderia fazer tal operação sem a anuência do Criciúma. A CBF comunicou à procuradoria do STJD que a Itaquerão Soccer agiu de forma irregular, pois não tinha autorização para desenvolver a transação.
 
O registro no Monte Cristo durou apenas dois dias (de 9 a 11 de setembro); Maidana foi vendido para o São Paulo em 12 de setembro por R$ 2 milhões, R$ 400 mil a mais do que valia a multa indenizatória dias antes quando ele ainda defendia o Criciúma. Mesmo com a negociação com o São Paulo, o Monte Cristo conservou parte dos direitos econômicos. 
 
A Procuradoria do STJD também cita o fato de a multa rescisória de Maidana no Monte Cristo ser de apenas R$ 50 mil, considerando estranho o São Paulo pagar R$ 2 milhões.
 
"Analisando os fatos acima indicados, a Diretoria de Registros e Transferência da Confederação Brasileira de Futebol concluiu que os clubes denunciados violaram algumas regras administrativas que regulamentam a transferência de atletas profissionais de futebol, especialmente o Regulamento Nacional de Intermediários, o Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA e o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol", apresenta o texto da procuradoria-geral do STJD.
 
O texto também destaca o procedimento feito pela Itaquerão Soccer (que tirou Maidana do Criciúma e colocou no Monte Cristo). A Procuradoria crê que o Criciúma negociou irregularmente o atleta para a Itaquerão.
 
"Inegável que houve uma ampla intermediação da Itaquerão Soccer nas transferências do atleta Iago, não sendo apresentado por nenhum dos denunciados, qualquer documento informando os pagamentos realizados à mencionada empresa, o que contraria a regra nacional e internacional. Portanto, por sonegarem informações exigidas na nossa legislação, os denunciados praticaram infração", disse texto do documento da procuradoria do STJD. 
 
Em contato com o UOL Esporte, o departamento jurídico do São Paulo informa que o clube não foi notificado.
 
Além da suposta violação do Regulamento Intermediário da CBF, o São Paulo, segundo o texto, praticou a infração prevista no artigo 191, II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (dificultar ato administrativo), com multa de R$ 100 a 100 mil reais. 
 
O São Paulo poderia sofrer uma "suspensão de registros de novos jogadores por até 1 (um) ou 2 (dois) períodos anuais ou janelas de registros", "dedução de pontos".  
Fonte:UOL