quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aprovados no concurso para juiz, escolhem comarcas durante sessão pública no TJCE e Reriutaba está entre as escolhidas


O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, realizou, na segunda feira (17/06), sessão pública com os candidatos aprovados no concurso para juiz substituto do Estado. O objetivo foi promover a escolha das comarcas para onde serão designados os novos magistrados. 
Participaram da solenidade o corregedor geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Sales Neto; o presidente da comissão organizadora do concurso, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira; os desembargadores Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Gladyson Pontes e Maria Vilauba Fausto Lopes; e o juiz Antônio Alves de Araújo, representando a Associação Cearense de Magistrados.

 Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário cearense anunciou para esta terça-feira (18/06) a publicação do ato de nomeação dos novos juízes. A posse está prevista para o dia 4 de julho, durante sessão do Órgão Especial.
 O presidente do TJCE parabenizou os aprovados e falou do momento de renovação do Judiciário cearense. “É uma vitória conquistar a vaga dentre uma concorrência de seis mil inscritos. Mas ainda temos um déficit de 150 juízes e vocês vão encontrar um grande volume de trabalho pela frente”, afirmou.
Gerardo Brígido citou os requisitos para seguir a carreira: “o primeiro é a vocação. Em seguida, o estudo e aprendizado constante. Outra necessidade fundamental é a probidade. Nada é mais triste para um magistrado do que o desvio dos padrões éticos e morais”.
O desembargador Abelardo Benevides lembrou também que a humildade, a prudência e a coerência são valores inerentes ao exercício da função. O corregedor geral Francisco Sales Neto falou da importância do fornecimento de informações dentro do prazo e a necessidade de os juízes residirem nas comarcas onde atuam. A desembargadora Nailde Pinheiro solicitou aos novos magistrados a realização de levantamento para a implantação dos centros judiciários de mediação nas comarcas.
 NOVOS MAGISTRADOS
 Dentre os 35 convocados, 32 compareceram. Os candidatos presentes à sessão puderam escolher entre as 39 comarcas disponibilizadas, de acordo com a ordem de classificação. A Presidência do TJCE apontará a comarca para onde os candidatos ausentes serão designados.
 Primeiro colocado no certame, Douglas José da Silva é oficial da Justiça do Trabalho, em Pernambuco. Ele escolheu Milagres devido à estrutura oferecida pelo local e também pela proximidade com a família. “Uma das minhas prioridades será analisar processos de réus do regime fechado e sanar o problema da lotação da cadeia pública”, disse. O futuro juiz também elogiou a condução do concurso. “Parabenizo o Tribunal pela seriedade, celeridade e lisura do certame”.
 Natural da Bahia, a advogada Caroline Rosa de Almeida elegeu a Comarca de Amontada para iniciar a carreira. “Sonho com a magistratura desde pequena. Espero ajudar a promover uma Justiça mais célere”, declarou.

LISTA DE ESCOLHA DAS COMARCAS
 Douglas José da Silva – Milagres, Tiago Dias da Silva – Mucambo, Jorge Cruz de Carvalho – Itaitinga, José Hercy Ponte de Alencar – Pereiro, Juliana Porto Sales –Icapuí, Caroline Rosa de A. Santos – Amontada, Ronald Neves Pereira – Porteiras, Ticiane Silveira Melo – Coreaú, Larissa Braga C. de Oliveira – Cariús, Izabela Mendonça A. de Freitas – Jucás, Saulo Gonçalves Santos – Bela Cruz, Juraci de Sousa Santos Jr. - Jardim, Marcelino Emídio Maciel Filho – Araripe,
Giselli Lima de Sousa – Reriutaba, Abraão Tiago Costa e Melo – Iracema, Denys Karol M. Santana – Santana do Acaraú ,Carlos Henrique Neves Gondim – Guaraciaba do Norte, Bruno Gomes Benigno Sobral - Barro, Sérgio Augusto F. Neto Viana – Monsenhor Tabosa, Guido de Freitas Bezerra – Chaval, David Melo Teixeira Sousa – Assaré, Antônio Washington Frota – Varjota, Leopoldina de Andrade Fernandes –Ibicuitinga, João Pimentel Brito – Ipaumirim, Wildemberg Ferreira de Sousa –Jaguaretama, Adriano Ribeiro F. Barbosa – Solonópole, Danila Cláudia Le Sueur –Mauriti, Ana Carolina Montenegro Cavalcanti – Jati, Ariana Cristina de Freitas –Tamboril, Gilvan Brito Alves Filho – Ipueiras, Leila Regina Corado Lobato –Jaguaribe, Paulo Santiago de A. Silva e Castro – Pedra Branca.

FONTE: TJCE

ARRAIÁ JUNINO NA COMUNIDADE DE QUANDÚ EM RERIUTABA


Aconteceu na noite deste sábado(22/06) o tradicional Arraiá da localidade de Quandú em Reriutaba. O evento aconteceu próximo a escola João da Cunha Sobrinho, onde houve apresentação das quadrilhas: Arraiá Sacudindo a Alegria, composta por crianças alunas da escola local, e Arraiá Estrela do Sertão de Quandú.
O evento na localidade é mantido por pessoas da comunidade e organizado pela Sra.Sebastiana Aldenora Cunha(Sezinha).
Centenas de pessoas da comunidade e localidades vizinhas marcaram presença.


Fonte Luiz  Silva

terça-feira, 18 de junho de 2013

Acidente com ônibus da Banda Canários do Reino deixa um morto e dois feridos


 Segundo a polícia, o motorista do ônibus teria tentado fazer uma ultrapassagem perigosa e acabou colidindo frontalmente com um carro de passeio. O ônibus da banda Canários do Reino se envolveu em um acidente grave, na noite do domingo (16), enquanto voltava para Fortaleza, após um show. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus tentou fazer uma ultrapassagem perigosa e acabou colidindo frontalmente com um carro de passeio, na altura do quilômetro 56, próximo ao município de Pacajus. De acordo com a polícia, o condutor do carro de passeio, Francisco Erivaldo Justino, morreu na hora do acidente. A mulher dele a filha, que também estavam no veículo, foram socorridas em estado grave.
No ônibus da banda, havia cerca de 30 pessoas, mas além do condutor, que teve lesões leves na perna, ninguém saiu ferido. Policiais informaram que os dois motoristas que acompanhavam a banda e se revezavam durante a viagem foram levados à delegacia de Eusébio para prestar depoimento. 
Fonte: Tribuna do Ceará (Jangadeiro).

sábado, 15 de junho de 2013

Três escolas Nota 10 em Reriutaba


Saiu ontem(12/06) o resultado do SPAECE referente ao ano de 2012, e mais uma vez Reriutaba é destaque.
Todos os anos o Estado premia 150 escolas públicas que atingem determinados critérios, entre eles que aos alunos atinjam uma média entre 8,5 e 10.

Reriutaba mais uma vez teve escolas premiadas: desta vez foram 3 - Antônio Alves, de Campo Lindo, da professora Edilene, ganhou com a categoria 2° Ano; as Escolas Nossa Senhora das Graças, na sede, dos professores Pedro Mendes e Valneide Campos; e CERU, de Riacho das Flores, do professor Railson, ganharam na categoria 5º Ano.

É a primeira vez que Reriutaba ganha prêmio na categoria 5º Ano.
A todos que fazem a Educação de Reriutaba, parabéns!

Fonte: Blog do Riacho

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reriutaba: Homenagem ao Dia do Meio Ambiente com 1° Feira Ambiental

Nas apresentações, escolas concorreram a premio. Escola de Oitizeiro ficou em 1° lugar.
Roupa feita de jornais e revistas(Oitizeiro)
Aconteceu na noite desta quarta-feira(05/06), a Primeira Feira Ambiental em Reriutaba, com o tema: Herdeiros do Futuro. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação de Reriutaba, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente. A data chama a atenção de como devemos cuidar de nosso planeta e reutilizar produtos recicláveis para uma melhor preservação do ambiente em que moramos.
Na ocasião houve apresentações de trabalhos recicláveis, projetos sócio-ambientais, danças e desfiles.
Vestido de noiva de plástico,
(Oitizeiro)
As escolas participantes concorreram a um Data-Show. E quem levou o troféu de 1° lugar, com desfile com roupas de material reciclável(plásticos, jornais, pedaços de retalhos), foi a Escola Marcelo da Cunha Araújo de Oitizeiro, que ganhou o Data-show. Além do desfile a escola também apresentou uma dança e mostrou como reutilizar o óleo de cozinha usado, para a fabricação de sabão líquido e em barra e ainda mostrou um vídeo com alunos da referida escola na confecção de um Puff utilizando garrafas Pet. 
O 2° lugar foi para a escola CERU que usou garrafas pet na construção de poltronas e mesas, e apresentou outros utensílios criados através de produtos reciclados. Já o 3° lugar foi para a Escola Raimundo Mesquita que também apresentou produtos feitos a partir de material reciclado. As 3 escolas levaram troféus.
As demais escolas do município também participaram do evento, inclusive com ótimas apresentações, como: danças, peças teatrais e paródias além de mostras de trabalhos recicláveis.
Esteve presente no evento o Prefeito Dr. Galeno, o Secretário de Educação Chico Braga e a Secretária de Meio Ambiente Nairla Braga, alem de outras autoridades.


Sabão em barra(Oitizeiro)
Escola Severiano Rodrigues.
Escola RM.
Fonte:
Luíz Silva